terça-feira, 15 de março de 2011

Filmes - Resenha #1 - "Cisne Negro"

  “É sobre uma garota que é transformada em cisne, e ela precisa de amor para quebrar o feitiço. Mas o seu príncipe se apaixona pela garota errada, então ela se mata.”  

Natalie Portman faz uma atuação realmente digna de Oscar em Cisne negro.  Trazendo o Visceral e a realidade de uma obra épica!

Cisne Negro (Black Swan)
EUA, 2010
Direção: Darren Aronofsky
Elenco: Natalie Portman e Mila Kunis
.
Sinopse: Apoiada pela mãe, uma bailarina aposentada, Nina se dedica totalmente à companhia de dança de balé da qual faz parte. A grande oportunidade desta jovem surge quando o diretor artístico Thomas Leroy procura por uma dançarina para protagonizar "O Lago dos Cisnes". Lily tem toda a aptidão para a sensualidade do Cisne Negro, enquanto Nina se mostra ideal para viver o Cisne Branco: inocente e gracioso. Nesta disputa, Nina passa a conhecer melhor o seu lado sombrio e este autoconhecimento pode se tornar algo destrutivo. 


Natalie Portman interpreta Nina, uma bailarina que tenta a todo custo alcançar a perfeição. Seus movimentos são "milimetricamente" controlados. Mora com a mãe e a “obedece” fazendo de tudo para poder agradá-la.
Na companhia em que participa abre-se a temporada de inverno e com a aposentadoria da mais habilidosa bailarina eles procuram um rosto novo. Com a intenção de recriar o lago dos cisnes Nina é escolhida para viver o papel principal, da “Rainha Cisne”, porém essa peça terá um diferencial, ela terá de interpretar dois personagens. O Cisne Branco e sua irmã "gêmea malvada" o Cisne Negro.
Nina é perfeita para o papel do Cisne branco, pois a garota controlada e retraída é um reflexo desse personagem. O que torna difícil sua atuação como cisne negro pois ele é mais leve, descontraído e despreocupado.



Ao longo do filme nós conseguimos ver Nina literalmente se transformar no Cisne Negro. A garota perfeita se entrega aos prazeres da carne, chegando a roubar, desejar e confrontar a sua mãe. Sendo esta uma metáfora a sociedade que nos impõe “respeito e bom comportamento” e nos diz constantemente se o que fazemos é certo ou errado.
E esse filme nos mostra da maneira mais cruel como ir à busca dos nossos objetivos, não deixando a opinião de terceiros nos impedir de fazer algo.



O mais brilhante (e o que mais se peca no filme) são as cenas “ilusórias” de visões que ela tem dela mesma, muitas vezes assustadoras, fazendo você se confundir entre o que é realidade e o que é ilusão, porém são repetitivas, o que faz com que ou você seja puxado para o filme ou se canse dele (fato que eu acho ser Muito difícil, mas pode acontecer!).
O que poderíamos tomar para nós mesmos como uma possível lição de moral é justamente o que Nina não conseguiu fazer, conciliar os dois cisnes, pois precisamos dos dois.
Afinal, todos têm um cisne negro dentro de si.

Outros posters:


Trailer:

Ainda não aprendi a por videos aqui então enquanto isso vai o link para o trailer:

http://www.youtube.com/watch?v=5jaI1XOB-bs&feature=fvwrel
Nota: 5 
  "It was Perfect"  

6 comentários:

  1. Ainda não assisti o filme! =/ Então, Julio, comente sobre o 127 horas!

    Abração
    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  2. Laís.
    Espero que esteja gostando! =)
    Eu pretendo comentar sim sobre o 127 horas.
    Valeu pela dica!
    ;D

    ResponderExcluir
  3. kkkkkkkk achei a minha atividade complemetar da faculdade, vou colar rs!! brincadeira
    Parabéns pelo blog ta d+.

    ResponderExcluir
  4. Este filme é maravilhoso já vi 2 vezes e não vejo a hora de ter ele em casa para ver qtas vezes quiser.
    A única coisa que achei que eles pecaram foi na divulgação do filme. O trailer não passou a qualidade, e os Machões de plantão se recusam a assistir achando que é mais um filme de ballet.

    Parabéns pelo blog, já estou seguindo.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  5. Deresca, você pode sim "colar" a nossa resenha! rsrsrs Só não esquece de dar os devidos créditos depois! =)

    Vivi.
    esse filme é maravilhoso mesmo! =D
    E realmente a divulgação do filme foi muito fraca e o preconceito a esse tema ainda existe! =/

    Espero que estejam gostando do blog!
    ;D

    ResponderExcluir
  6. Julio
    acabei de ver o filme...Estava doida para assistir.
    E só posso dizer que adorei!!!
    O filme consegue ser perturbador e ao mesmo tempo fantástico.O final ainda estou em dúvida se curti ou não.kkkkkkkkkkkkkk

    Natalie Portman mereceu o Oscar!

    adorei sua resenha
    bjs Natiii

    ResponderExcluir