sábado, 19 de março de 2011

Livros - Resenha #1 – “Sussurro”

Sussurro é o primeiro livro da série Hush, Hush escrita por Becca Fitzzpatric, no qual teve seu lançamento em 2010 pela editora Intrinseca aqui no Brasil.
Na saga, Nora uma adolescente forte e determinada se retém pela perda recente do pai, mora agora somente com a mãe em uma casa/fazenda na cidade chamada Maine.
Não possui muitas amizades, sendo Vee sua única amiga, companheira e fiel escudeira para o que precisar. A história se dá inicio na escola, na qual ela é obrigada a fazer um trabalho em dupla com Patch um garoto misterioso e que parece ter uma aura que só atrai problemas. O relacionamento dos dois a partir dai só se complica, pois Nora uma garota independente sente repulso pelas atitudes ousadas de Patch ao mesmo tempo em que se sente atraída por ele.

Autora: Becca Fitzpatrick
Editora: Intrinseca
Páginas: 259
Ano de publicação: 2010
Sinopse
Se apaixonar nunca foi tão fácil… ou tão mortal. Para Nora Gray, romance não era parte do plano. Ela nunca se sentiu particularmente atraída por nenhum garoto de sua escola, não importa o quanto sua melhor amiga Vee os empurre para ela. Não até a chegada de Patch.Com seu sorriso tranquilo e olhos que parecem enxergar dentro dela, Nora é atraída por ele contra seu bom senso. Mas após uma série de acontecimentos aterrorizantes, Nora não sabe em quem confiar. Patch parece estar onde quer que ela esteja, e saber mais que ela do que seus amigos mais íntimos.Ela não consegue decidir entre cair nos braços dele ou correr e se esconder. E quando tenta encontrar algumas respostas, ela se acha próxima de uma verdade que é bem mais perturbadora do que qualquer coisa que Patch a faça sentir. Pois Nora está bem no meio de uma antiga batalha entre os imortais e aqueles que caíram – e, quando se trata de escolher lados, a escolha errada poderá custar sua vida.


 Atenção os comentários a seguir podem conter spoilers! 
A primeira coisa que me chamou a atenção nesse livro com certeza foi a capa. E aposto que isso foi um fator que influenciou em mais da metade dos leitores, afinal a capa é algo que deve chamar a atenção e se destacar ao meio de tantos outros livros em uma livraria e essa sem sombra de dúvida é linda!
Em segundo lugar o titulo do livro: HUSH, HUSH que é um trocadilho em inglês (Uma língua que amo e daqui para frente vocês vão poder perceber) somente a palavra “hush” se consultada significa no dicionário Oxford Escolar “[sing] Silêncio” Todos os títulos dessa saga tem o seu sentido ligado ao som(música) tendo então o sentido de quietude, algo baixo, um sussurro. (A escolha do titulo em português não foi de todo ruim) Porem quando repetida “Hush, hush” tem o significado de “Fallen by the fallen” que significa “Apaixonada pelo caído” um trocadilho que só funciona em inglês e que já revela muito sobre essa história.
Em terceiro lugar a mitologia que envolve a série é fantástica, pois liga relatos bíblicos e mistérios discutidos pelo homem até hoje.
Path é um anjo caído e que tem como objetivo se tornar humano. O que consegue chegar mais próximo disso é no período de Cheshvan oitavo mês do ano judaico no qual um anjo pode se apoderar de um corpo de um nefilim. (Nefilins são seres híbridos resultados da relação de um anjo com uma humana) Mas após descobrir segredos escondidos no livro e Enoque  que revelam que ele pode se tornar humano se matar o descendente de seu vassalo nefilim. E é aí que Nora entra na história de Patch sendo ela descendente distante de um Nefilim ele vai atrás dela e a principio pretende mata-la, mas começa a reconsiderar a ideia quando se vê atraído pela jovem.
Ela por outro lado começa a ter sensações de perseguição chegando a  um ponto onde nem mesmo o leitor sabe ao certo o que é realidade e o que é imaginação da personagem.
A escrita da autora é indiscutivelmente incrível me fazendo tremer em certas cenas ou torcer como um tonto em frente às páginas (me imagine lendo o livro e falando: vai, corre, corre, COREEEEEE!!!) Porém seu aprofundamento é tão superficial que ela prefere se limitar ao básico, tirando o casal protagonista poucos ou quase nenhum personagem tem a sua história aproveitada, detalhes que contribuem enchendo a boca na hora de explicar  para alguém desaparecem e se resumem em apenas uma citação ou duas na trama.
O desenvolvimento te envolve e você (se for como eu) não tem vontade de largar o livro, e não se sente satisfeito nem quando chega a última página.
Uma ótima notícia para os fãs é que a continuação “Crescendo” já foi lançada por aqui, em breve minha resenha e opinião dessa obra.

 Nota: 4  

Um comentário:

  1. Acho que sou a única pessoa no mundo que não curtiu muito Sussurro, achei bem fraquinho, esperava muito mais pela divulgação e resenhas que li.

    Beijocas

    ResponderExcluir