quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Livros - Resenha - Em chamas

Em chamas é o segundo volume da trilogia "Jogos Vorazes" e traz de volta Katniss, a garota em chamas. Cuidado, por se tratar de uma saga o post a seguir contém spoiler do livro anterior. Se ainda não viu a resenha de Jogos Vorazes no blog clique aqui.


Autor: Suzanne Collins
Editora: Rocco
Páginas: 416
Ano de publicação: 2011

Sinopse
Depois de ganhar os Jogos Vorazes, competição entre jovens transmitida ao vivo para todos os distritos de Panem, Katniss agora terá que enfrentar a represália da Capital e decidir que caminho tomar quando descobre que suas atitudes nos jogos incitaram rebeliões em alguns distritos. Dessa vez, além de lutar por sua própria vida, terá que proteger seus amigos e familiares e, talvez, todo o povo de Panem.






Após os acontecimentos em Jogos Vorazes, em que Katniss e Peeta conseguiram sobreviver, parece que tudo está para se acalmar. Até que uma visita do Presidente Snow, o líder da Capital, vem para lembrar a nossa vencedora que mesmo tendo saído da Arena ela não está livre.
O que aconteceu como um impulso pareceu uma tentativa de rebelião aos olhos dos outros distritos e da própria capital. Agora Katniss tem que tomar cuidado com as suas atitudes, já que se de algum modo ela demonstrar estar se rebelando isso desencadearia uma revolução e possivelmente uma guerra.
Além de toda essa “tensão psicológica” que acompanhamos no segundo livro da série de Suzanne Collins, a autora nos mostra mais da incrível mitologia criada para esse universo, já que já se passou quase um ano e outra edição dos Jogos Vorazes estão por vir. Mas não qualquer edição dos Jogos, e sim o “Massacre Quaternário”, um tipo de comemoração de aniversário que ocorre a cada 25 anos.
O livro é tão intenso, se não dizer que mais, do que o anterior. A cada capitulo eu pesava junto com a personagem as atitudes tomadas por ela. Cada sorriso, palavra ou gesto poderia mudar todo o rumo da história! E isso me deixou tenso, e quando você acha que está perto de acabar, chega o “Massacre” que nos surpreende mais uma vez.
A descrição desse novo jogo, da nova arena e do que os novos participantes tem que enfrentar é incrível. Além, de revermos situações e personagens que já nos foram apresentadas no primeiro livro, que de certo modo já sabemos como funciona, mas exatamente por isso eu ficava ansioso sobre quando e como eles iriam acontecer.
A escrita da autora é muito viciante, fazendo que você passe as páginas sem perceber e que um capítulo puxe a outro e você não tenha vontade de largar o livro. Os personagens tão cativantes e com personalidades tão fortes fazem novamente com que você se apaixone e torça junto deles, faça seus inimigos junto da protagonista e prenda o fôlego em seu clímax.
E o livro acaba justamente no seu auge, fazendo com que a leitura de seu terceiro e último livro seja obrigatória.

 Nota: 5 

3 comentários:

  1. Como assim, depois dessa resenha incrível eu vou ter que ler, o meu já está aqui mas sabe né? HASUha

    Abração
    WIll
    Vício de Cultura

    ResponderExcluir
  2. Estou com o primeiro livro da série aqui, mas ainda não consegui ler :( Nunca vi ninguém falando mal da série, acho impossível que eu também não me apaixone! Estou louca para poder ler.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. AMO essa série e esse livro foi o melhor da saga, pra mim. Tudo foi de uma intensidade que.. meu Deus. :D
    Ótima resenha!

    beijos
    www.desejoliterario.com

    ResponderExcluir