quinta-feira, 28 de abril de 2011

Séries - Doctor Who

Doutor: “Ah, é! Esqueci de me apresentar. Prazer, eu sou o Doutor!”


Todos esses atores já viveram o irônico Doutor
ao longo dessas 26 temporadas.
Doctor Who é uma série de ficção científica inglesa produzida pela rede BBC, que começou a ser exibida a partir de 1963 e até os dias atuais (texto de 2008) continua em franca produção e é referenciada no Guiness como "a mais longa série de ficção científica do mundo" que também se transformou num ícone da cultura popular britânica. A série é muito conhecida pelas suas histórias imaginativas, pelos efeitos especiais e foi pioneira na utilização de música eletrônica. A série já passou por diversas fases, com diferentes elencos. Atualmente, na versão conhecida como 2005, tem no elenco o ator David Tennant interpretando o Doutor. A produção atual tem um formado ligeiramente alterado das demais, sendo que agora cada temporada é construída por 13 episódios de 45 minutos cada, mais um episódio especial de Natal por ano. Cada temporada inclui várias histórias individuais ou de múltiplas partes, apenas ligadas entre si por um enredo secundário que é revelado no fim da temporada. Desde 1963 já foram produzidos cerca de 751 episódios, incluindo um filme de 1996 e os três episódios especiais de Natal. No Brasil esta série passou a ser exibida                                pela TV a cabo People & Arts.

Doctor Who?

Doctor Who é uma série clássica feita na Inglaterra. Trata-se da maior série da história, com mais de 26 temporadas se juntarmos todas as produções oriundas da primeira produção.

                A série que vou comentar aqui é a de 2005, que tem cinco temporadas e já terminou. Pretendo assistir a série antiga também, mas comecei pela de 2005 porque tem menos temporadas rere!

Os primeiros a interpretar o casal principal na série de 2005. Rose e Doctor!

                 A série conta a história de Rose Tayler, uma vendedora que tem uma vida consideravelmente pacata, até o dia que os manequins de sua loja criam vida e resolvem atacá-la.  Então ela é salva por um homem misterioso, que diz ser apenas O Doutor. Daí em diante o destino dos dois parece interligado. Rose e o Doutor se encontram novamente e ela acaba ajudando o mesmo a se livrar da praga dos manequins assassinos, que na verdade eram controlados por um alienígena!

                E o Doutor, o que é? Outro alienígena. Ele vem de um planeta onde moravam os senhores do tempo. Infelizmente houve uma guerra que quase extinguiu sua espécie, exceto pelo fato de que ele sobreviveu. Então, com sua Tardis (uma cabine policial dos anos 50 ou 60) ele viaja pelo tempo salvando diversos planetas.

Tardis do lado de fora...
...e a Tardis por dentro O.o

                Como era de se esperar, Rose e o Doutor unem forças quando a garota aceita viajar com ele pelo tempo/espaço. Sem nem ao menos pensar nas conseqüências, Rose deixa tudo para traz e inicia sua jornada de aventuras junto com o Doutor.

                A partir daí a série rende ótimas histórias.  Só para constar, Rose e o Doutor parecem ter uma paixão subentendida, mas os melhores momentos são os das respostas irônicas do Doutor, sempre muito bem humorado e com uma língua afiada.

                Eu diria, porém, que Rose é um personagem meio fraco. Na história original Rose é a neta do Doutor e assim sendo, uma alienígena também. Não sei se nessa versão a personagem é mais carismática, mas na de 2005 ela é muito sem graça. Ela é um pouco infantil e o Doutor parece mais uma babá. Mas é perdoável, levando em conta o fato de que se ela não fizesse certas burrices ele não precisaria salvar o mundo, e não teria história.

Rose e o "segundo" Doutor.
                Os efeitos são muito trash, o que eu particularmente adoro. É o estilo da série. Lembra-me algo como Power Rangers, ou tartarugas ninja (o filme). O que não significa que a qualidade é ruim, muito pelo contrário, acho que cabe bem a uma série tão humorada. Vamos deixar os efeitos sofisticados para séries como Fringe, ou Heroes né XD.

                Doctor Who é muita comédia, um pouco de romance, e extrema criatividade. Digo isso porque é muito difícil criar tantos mundos, imaginar nomes, habitantes, costumes. Quem já tentou escrever uma história sabe (eu que o diga). Recomendo como passatempo, algo para relaxar, e tem a vantagem de já ter acabado, o que te impede de se atrasar nos episódios. Então nada de desculpas, vá imediatamente baixar/alugar/assistir online/comprar o box/seja lá o que for, assista, vale a pena ^^!

4 comentários:

  1. A DIFERENÇA ENTRE UM POETA E UM LOUCO É QUE O POETA
    SABE QUE É LOUCO... PORQUE A POESIA É UMA LOUCURA LÚCIDA (MARIO QUINTANA)
    OLÁ , PASSEI PARA CONVIDAR-TE A TOMAR UM CHÁ COMIGO EM MEU BLOG, CONVERSANDO UM BOM PAPO E LENDO UM BOM LIVRO. CARO AMIGA, ESTAMOS JUNTOS NA CAMINHADA; SEI, CERTAMENTE, QUE SE NÃO FOSSE PELAS MÃOS DADAS, NAO CHEGARIA A LUGAR ALGUM, E VEJO AQUI, EM SUA PÁGINA, A ARTE DE QUEM, COMO EU, É APAIXONADA PELA MAGIA DA ESCRITA... ESTOU SEGUINDO-A, PARTICIPE DA PROMOÇÃO EM MEU BLOG, SEGUINDO-ME, CONCORRENDO AO MEU LIVRO, 0 SEGREDO DE EVA, SORTEIO DIA 10/06. UMA BOA SEMANA PARA TI, E MUITAS REALIZAÇÕES, UM BEIJO NA ALMA.
    ADRIANA.

    ResponderExcluir
  2. essa seria alem de ser a maior e a melhor

    ResponderExcluir