segunda-feira, 25 de abril de 2011

Livros - Resenha #5 - "Destino"

Destino é uma história que se passa num futuro (não muito) distante no qual os nossos governos foram substituídos por uma sociedade. Uma sociedade que cuida e garante boa vida aos cidadãos. A sociedade escolhe aonde você trabalha o que você come com quem deve namorar, casar e consequentemente ter filhos e até mesmo o dia de sua morte.  Uma sociedade sem falhas nem erros tem os seus lados positivos, mas assim como na vida real nem tudo é perfeito.

Autora: Ally Condie
Editora: Suma de letras
Páginas: 240
Ano de publicação: 2011

Sinopse

Cassia tem absoluta confiança nas escolhas da Sociedade. Ter o destino definido pelo sistema é um preço pequeno a se pagar por uma vida tranquila e saudável, um emprego seguro e a certeza da escolha do companheiro perfeito para se formar uma família. Ela acaba de completar 17 anos e seu grande dia chegou: o Banquete do Par, o jantar oficial no qual será anunciado o nome de seu companheiro. Quando surge numa tela o rosto de seu amigo mais querido, Xander - bonito, inteligente, atencioso, íntimo dela há tantos anos -, tudo parece bom demais para ser verdade.Quando a tela se apaga, volta a se acender por um instante, revelando um outro rosto, e se apaga de novo, o mundo de certezas absolutas que ela conhecia parece se desfazer debaixo de seus pés. Agora, Cassia vê a Sociedade com novos olhos e é tomada por um inédito desejo de escolher. Escolher entre Xander e o sensível Ky, entre a segurança e o risco, entre a perfeição e a paixão. Entre a ordem estabelecida e a promessa de um novo mundo.

A protagonista da história é Cassia Reyes, uma jovem que acaba de completar 17 anos e está a caminho do seu banquete do par, no qual a sociedade define através de estatísticas quem é o par perfeito para você, aquele no qual você tem mais chances de ser feliz e que irá garantir filhos mais saudáveis. Seu amigo de infância Xander a acompanha pois também irá conhecer o seu futuro par. Quando a seleção é feita ela mal pode acreditar que o seu par está mais próximo do que imaginava pois é o rosto de Xander que aparece na tela.
Ao conferir as informações que dispõe em um micro cartão (as poucas coisas que não sabe, afinal eles são melhores amigos) um “erro” ocorre. O rosto de outra pessoa aparece. E Cassia uma pessoa que sempre acreditou na sociedade sente o desejo de escolher e questionar. Afinal de contas à vida que parecia perfeita agora parece injusta e opressora.
Todos os personagens deste livro são cativantes Cassia sente um amor sincero por Xander desde pequena, porém ser proibida de sentir algo por outra pessoa além de seu par é justamente o que atrai a sua atenção para o “defeito” pois o outro rosto que viu também é conhecido. Ky é um garoto classificado como “Aberração” por carregar as consequências de atos cometidos pelos seus pais, por isso nunca poderá ter um par. Mas encontra em Cassia uma amiga, alguém que pode dividir segredos e sentimentos.
O mundo de Destino é tão bem construído que o leitor se sente dentro da própria sociedade, sente vontade de aprender as regras e eventos rotineiros e sonhar acordado pensando como seria a vida se fosse como a descrita no livro.
Claramente uma crítica a sociedade, pois aborda temas como a opressão da criatividade e dos direitos de sermos tratados como iguais. Além de ter possíveis respostas para muitas situações consideradas críticas hoje em dia como a violência.
Destino é o primeiro livro de uma trilogia. O segundo volume “Crossed” está para ser lançado ainda este ano nos Estados Unidos.

  Nota: 5  


Confira o bookTrailer:



E a capa de Crossed:

Nenhum comentário:

Postar um comentário