segunda-feira, 18 de abril de 2011

Livros - Resenha #4 - "Marcada"

“Marcada” é o 1º livro da série “House of night” e tenta inovar no meio dos rebuliços vampíricos. Conta a estória de Zoey, uma garota que está marcada para se transformar em Vampira e é enviada até a Morada da noite para aprender tudo sobre sua nova vida e se preparar para a transformação.

Autoras: P.C. Cast e Kristin Cast
Editora: Novo Século
Páginas: 310
Ano de publicação: 2010

Sinopse

Em The House of Night você vai conhecer um mundo parecido com o nosso,exceto pelo fato de que nele os vampiros sempre existiram e convivem tranquilamente com as pessoas normais. No primeiro volume, Marcada, Zoey, uma garota de 16 anos,acaba de receber uma marca que vai transformar a sua vida por completo.Zoey terá que se afastar de seus amigos e de tudo aquilo que fazia parte da sua vida até então.A menina vai se transformar em vampira e usufruir de poderes que ela nem imaginava possuir. Mas para isso ela precisa suportar o difícil período de transformação,caso contrário morrerá.

A série The House of Night é um dos maiores sucessos da atualidade nos Estados Unidos e no mundo. A série já é bestseller no The New York Times, com mais de 3 milhões de livros vendidos.

House of night nos traz um mundo como o nosso exceto por pequenas diferenças, como o fato de que os humanos sempre souberam da existência dos vampiros. Os vampiros no mundo de P.C e Kristin Cast (as autoras são 2 mulheres, mãe e filha) são considerados filhos da noite e por isso tem muito respeito por ela, acreditam que ela é personificada pela deusa Nyx e que escolhe aqueles entre os demais que teriam a capacidade de se tornar um vampiro. Mas até isso acontecer eles devem se preparar, aprender sobre sua nova vida e acima de tudo contornar as situações do dia-a-dia.
Zoey é marcada por um rastreador e imediatamente entra em pânico. Sua vida que estava entrando nos eixos vira de cabeça para baixo. Seus ‘amigos’ a deixam de lado, sua mãe a ignora e ela se vê sozinha, guiada apenas por sua vó cherokee ela encontra na morada da noite um lar.
Lá ela faz amizades, e inimigos, Aphrodite a líder das “filhas das trevas” (o grupinho das populares) a vê como uma ameaça pois logo que chega se destaca, a Grande sacerdotisa (também chamada  diretora) da escola vira a mentora de Zoey e ela começa a flertar logo de cara com o menino mais bonito de lá.
Logo surgem muitos clichês como o fato de a protagonista ser “especial”, sua marca se desenvolve de um jeito que fica claro que o seu futuro será brilhante, os garotos morrem de amores por ela e a patricinha implica com ela sem parar. Confesso que não me importei com isso e me entreguei a leitura. E gostei!
Entrei nesse mundo e senti a invocação dos elementos nos rituais de lua cheia, torci para que a patricinha se desse mal no final e tremi quando espíritos apareceram a ela inexplicavelmente no meio da noite.
O mais interessante é o modo como as autoras descrevem as personagens e os acontecimentos. (Apesar de no príncipio me sentir confuso pois por ser um mundo diferente que possui suas próprias mitologias e costumes não temos a oportunidade de ser apresentados a elas, temos que ir descobrindo aos poucos.)  Chego a esquecer que se trata de adolescentes vampiros e penso apenas que são adolescentes envoltos de situações sobrenaturais.
Uma ótima pedida para quem gosta de leituras leves e esse é apenas o primeiro volume de uma longa jornada. Que venham os próximos!

  Nota: 4  

2 comentários:

  1. eu gosto muito de HoN! é uma série bem controversa, do tipo ame ou odeie. o começo realmente é confuso, e eu me senti totalmente perdida, mas vai melhorando conforme vc vai se habituando à coisa toda. e melhora bastante com o passar dos livros. o problema é que, a cada livro, fica menos parecido com 'vampiro' pra mim. é a única coisa em que eu não penso enquanto leio :P

    ResponderExcluir
  2. Realmente você disse tudo. Essa série é Ame ou Odeie! Eu to começando a amar. rs
    ;D

    ResponderExcluir