sexta-feira, 8 de abril de 2011

Livros - Resenha #3 - "Entrevista com o vampiro"

Oi pessoal.
Hoje no blog nós teremos a participação de uma amiga minha.
A Thaluana é uma apaixonada por vampiros e a literatura de Anne Rice.
Por isso ninguém melhor do que ela para nos trazer a resenha dessa semana.




Autora: Anne Rice
Editora: Rocco
Páginas: 312
Ano de publicação: 1976

Sinopse

Uma história que começa com a ousadia de um jovem repórter ao entrevistar Louis de Pointe du Lac, nascido em 1766 e transformado em vampiro pelo próprio Lestat, figura apaixonante que terminará, ao longo da série, arrebatando multidões como cantor de rock.


Louis, esse vampiro que se recusa a livrar-se das características humanas e aceitar a crueldade e a frieza que marcam os vampiros, continua a contar a história desde o início.

É um mundo de uma fantasia impressionante, um mundo gótico, romântico, esse criado por Anne Rice e traduzido por Clarice Lispector. O texto da autora americana não poderia ter melhor intérprete, talvez mesmo cúmplice.

A história tem seu inicio em um quarto de hotel na rua Divisadeiro, onde um entrevistador de rádio encontra Louis, aparentemente uma “pessoa interessante” e propõe que o mesmo conte a história de sua vida.  Louis é um fazendeiro rico, dono de várias terras na colônia francesa de Louisiana, porém, isso foi no século XVIII, onde, com 25 anos, recebeu seu “presente das trevas”: a vida eterna.
Louis foi transformado no antigamente chamado “bebedor de sangue”, o atual vampiro. Através do garoto e seu gravador, Louis conta a história de seus aproximados 200 anos de vida, desde o dia em que foi transformado por Lestat de Lioncourt, até o achado de outros de sua espécie, em Paris.


Bom, se Bram Stoker é o pai dos vampiros, Anne Rice certamente é a mãe. Entrevista com o vampiro é um dos livros mais intrigantes sobre o tema, sendo um clássico literário do terror.
Eu me interesso muito pelo tema vampiros, e se realmente existirem, seriam como os de Anne Rice: humanos sobrenaturais, que não se diferem de nós, apesar de terem de beber sangue e serem praticamente imortais. Sendo o sol e o fogo a única coisa que pode matar um vampiro.
Li vários livros sobre o tema, mas continuo vendo “entrevista com o vampiro” como o melhor de todos os tempos. Apesar de a idéia ser apresentar Louis e sua humanidade imortal a todos, o real vampiro consagrado por esse e os outros livros de Anne foi Lestat.
Louis presenciou a morte de seu irmão, algo que julgou sobrenatural, e a depressão e procura continua pela morte foram a principal atração de Lestat, que ofereceu ao mesmo o “presente das trevas”.
Após se tornar vampiro, Louis não consegue se render ás necessidades básicas, como sangue humano, e é continuamente seguido pela culpa de escolher tal caminho. Relatando nas fitas de David (se bem me lembro, o nome do entrevistador não é citado no primeiro livro) toda sua trajetória, Louis se vê como a “desilusão contemporânea”, a tristeza que assola todas as épocas.
Se você se interessa pelo tema, não pode deixar esse livro de lado, pois ele com certeza torna o interesse por esses seres sobrenaturais ainda maior.
Pra quem prefere um bom filme à leitura, o filme “Entrevista com o vampiro”, com Tom Cruise (Lestat) e Brad Pitt (Louis) é fiel ao livro em vários aspectos.

Obrigada por lerem e obrigada Julio pela oportunidade de participar do blog.
Até mais!

  Nota: 5  


Um comentário:

  1. Eu sou FÃ de Anne Rice desde... Sei lá... Acho que meus 13 anos ahahaha.
    Tenho a grande maioria dos livros e meu favoritíssimo é O Vampiro Vittório. Se não leram ainda eu super recomendo.

    Beijocas

    Vivi
    Filmes, livros e séries
    www.filmeslivroseseries.com

    ResponderExcluir