segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Resenha - A Minha Versão da História

Oi pessoal, tudo bem? Faz um tempo que não apareço por aqui para trazer uma resenha de livro, a verdade é que ando lendo pouco ultimamente, então não tinha o que postar. Mas o livro que vou falar aqui me trouxe um animo de volta para a leitura, me envolvi totalmente com a história e por isso espero que os posts voltem por aqui. Espero que gostem.



Título original: My Side of The Story
Autor: Will Davis
Editora: Rocco
Páginas: 224

Sinopse: "A Minha Versão da História" é narrado pelo precoce Jaz, um jovem gay de 16 anos que não suporta os colegas de escola e vive brigando com a família. Mas, longe de inspirar piedade melodramática, Jaz faz o leitor rir com suas primeiras experiências, suas conturbadas relações com os pais e as constrangedoras sessões de terapia familiar. 






Dizem que a função de um livro é provocar alguma reação no leitor. Então já começo dizendo que classifiquei esse como o melhor livro que já li até hoje exatamente pelas reações que tive durante a leitura, eu ri, chorei e torci pelos personagens.
Logo no começo você se depara com uma narração diferente e única, feita em primeira pessoa, mas o protagonista Jaz tem 16 anos então usa muitas gírias e palavrões, além do fato de que as falas não possuem travessão. Tudo parece ser uma grande conversa com o personagem, ele nos conta no livro um parte da vida dele, e eu acho que foi isso que mais ajudou para que eu criasse uma simpatia pelo personagem.
Apesar de que desde o começo ele revela que não tá nem aí se você vai acabar gostando da história ou não, se você vai simpatizar com ele, porque eu confesso que em muitos momentos fiquei com raiva enquanto ele passava pelo momento em que todos vão passar uma vez na vida, a confusão dentro da própria mente por causa da adolescência, somado com o fato de não ser aceito por sua sexualidade.
Uma das "reações" que mais tive enquanto lia era rir, pois o livro é muito engraçado. O personagem não tem medo de expor o que pensa, o jeito de não se importar com o mundo, as coisas que apronta junto de sua melhor amiga Al são muito legais de acompanhar.
O autor abusa dessa intimidade com leitor, dá saltos no tempo não ligando para a cronologia dos fatos, pulando partes que considera desnecessárias mas tudo no final se encaixa. Eu ficava ansioso a cada página para saber como as coisas iriam terminar, e a leitura passou voando. 
Acho que a semelhança espelhada pelo personagem ajudou um pouco para que eu me interessasse pela leitura, além de que muitas situações ali mostradas se aproximam muito da realidade, como separação, morte e bullying mas a história é tão divertida que pareceu se desenvolver sozinha apesar de todo o clima pesado.
Reafirmo que virou meu livro favorito, e posso até classificar ele como meu "livro de cabeceira" porque com certeza planejo ler ele novamente.

 Nota: 5/5 

Nenhum comentário:

Postar um comentário