sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Filmes - O Vingador Do Futuro

Oi pessoal, tudo bem? Acho que vocês sabem que eu sou colunista do bolg "Ler e Imaginar" da Yasmin, vale totalmente a pena visitar lá! Eu escrevo sobre séries para ela, mas agora vou começar a fazer críticas de filmes também. Nessa semana eu pude participar da cabine de imprensa de O Vingador Do Futuro, trago minha crítica aqui, desculpem pela demora, não pude postar antes por problemas na minha internet, mas sem mais delongas, aqui esta e espero que todos gostem!


Titulo Original: Total Recall
Gênero: Ação, Aventura, Sci-Fi
Diretor: Len Wiseman

O filme lembra de cara uma história distópica, se passa em um mundo pós-apocalíptico onde agora existem somente dois lugares considerados "habitáveis", o espaço para a população se tornou escasso e muitas pessoas tem que literalmente atravessar o planeta para conseguir um emprego, mesmo que para ganhar um salário extremamente baixo.
Os lugares onde a história se passam se chamam "União Federativa da Bretanha" e a "Colônia", nesse mundo que parece abrigar seres não só humanos somos apresentados a tecnologias incríveis e são justamente grande parte das tecnologias mostradas que dão a graça ao filme. Uma dessas tecnologias é a empresa "Rekall" que por um preço pago implanta memórias na mente das pessoas. Se você sempre quis fazer uma viagem mas nunca pode, você simplesmente vai até a Rekall e implanta essa tal viagem em sua mente. Será como se você realmente tivesse experienciado essa lembrança, ela se tornará algo real para você.


O nosso protagonista é o trabalhador Douglas Quaid interpretado por Colin Farrell, ele constantemente tem sonhos de que é um agente secreto vivendo perigosamente, e isso dá a ele uma sensação de que lhe falta algo em sua vida. Ele decide então ir até a Rekall para ver se preenche esse vazio com alguma lembrança. Porém o método utilizado por essa empresa tem apenas um porem, você não pode implantar algo que já tenha em sua vida caso contrário pode começar a confundir a ilusão da realidade. E quando Douglas vai até a Rekall para realizar o procedimento ele se depara com a seguinte situação, em algum lugar, bem no fundo de sua mente há o vestígio de que ele é um agente secreto.
Aí começa a grande ação e mistério do filme, será que Douglas realmente era uma agente secreto que teve a memória apagada ou será que o procedimento funcionou e tudo isso não passa de uma memória implantada pela Rekall?


Posso dizer que fui convicto para a sala do cinema com uma ideia, mas ao longo do filme a trama me fez mudar de opinião muitas vezes, e essa é a graça do filme. Tentar descobrir antes do desfecho qual é o grande mistério. Eu amo filmes de ficção científica e por isso fiquei fascinado com todos os itens tecnológicos apresentados, a mitologia construída e todo o ritmo frenético que o filme apresenta.
E para quem gosta de leitura saiba que o filme foi adaptado de um conto chamado "Lembramos para você a preço de atacado" escrito por Philip K. Dick. A Editora Aleph irá publicar o livro "Realidades Adaptadas" que contará com esse e outros contos do autor. O filme que além de ser baseado no conto de Dick também é uma refilmagem da versão que foi lançada em 1990 no qual era estrelado por Arnold Schwarzenegger.


Então para quem assim como eu gosta desse estilo de filme pode ir assistir sem medo pois aposto que vai acabar gostando.
Bom, é só isso por hora. Não deixem de comentar o que acharam e se for assistir o filme não deixe de vir aqui para eu saber a sua opinião. Até a próxima!

Um comentário:

  1. bem lembrado sobre o remake do Vingador do Futuro protagonizado por Arnold... aliás, a Sharon Stone (!) - que era muito linda por sinal - também aparece!
    Eu gosto muito de filmes nesse gênero, mas ainda não tive a oportunidade de ver esse remake, mas pelo o que vc falou, vale a pena!

    ResponderExcluir