quinta-feira, 14 de junho de 2012

Filmes - Melancolia

Oi pessoal, tudo bem com vocês?
Ontem a tarde eu assisti um filme que confesso mexeu bastante comigo. Me fez pensar durante várias horas mesmo depois de ter terminado de assistir. Resolvi então trazer ele aqui para compartilhar com todos.
Pra quem quiser conferir, também vou postar essa review no blog da Yasmim, o Ler e Imaginar.
Bom, vamos então falar de "Melancolia".


Titulo Original: Melancholia
Gênero: Drama, Sci-Fi
Diretor: Lars Von Trier

Lars Von Trier escreveu e dirigiu o filme Melancolia, ele conta a história de "Justine e Michael que estão celebrando seu casamento em uma festa suntuosa na casa de sua irmã e cunhado. Enquanto isso, o planeta, Melancolia, está se dirigindo em direção à Terra." (Palavras retiradas da sinopse oficial que se encontra na contracapa do DVD) Sim! É um "disaster movie" no qual a Terra está com os seus dias contados pois um planeta muito maior do que ele está vindo em sua direção. Porém o filme vai muito além disso, na verdade vai muito além do que encontramos na sinopse.


O filme logo no início nos mostra várias cenas em câmera lenta que retratam o tal fim do mundo com uma boa dose de nonsense, nos introduzindo à história e à mente das protagonistas. Ele é dividido em duas partes, sendo a primeira com foco em Justine e seu casamento com Michael e a segunda parte acompanhando Claire, a irmã de Justine e seu relacionamento com o marido.


Ambas as protagonistas apresentam problemas psicológicos como depressão e ansiedade, as câmeras e a fotografia do filme fazem um ótimo trabalho nos ajudando a identificar isso. Preciso comentar que a atuação de Kirsten Dust estava incrível conseguindo passar toda a estranheza de sua personagem, que hora estava feliz, hora fingindo sua felicidade e em certos momentos era tão misteriosa que me prendeu em frente a tela tentando imaginar o que aconteceria a seguir. Charlotte Gainsbourg também me convenceu no papel de Claire, eu conseguia sentir o desespero através de suas ações e o amor incondicional que sentia pelo filho.


Achei o filme fascinante pois como assisti sem muitas informações sobre sua história me envolvi ainda mais. A princípio achei que o "casamento" fosse tomar o filme inteiro, mas a cada cena que se passava eu conhecia mais os personagens e ao chegar no final confesso que estava chorando.


Já aviso que você for sensível como eu deve tomar um pouco de cuidado ao ver esse filme. Chega a ser redundante dizer que "Melancolia" é um filme triste, mas não é daquelas tristezas escancaradas, mas sim triste em sua totalidade, nos pequenos detalhes.

É isso, espero que tenham gostado da minha dica/opinião. Comentem aí embaixo, eu adoro ver as repostas de vocês.
Até a próxima.
;D

3 comentários:

  1. Oie...
    Tudo bom?
    Eu nunca assisti, mas fiquei bem curiosa... Apesar de ter lido o último comentário de se você for sensível ahuahuahuahua

    Adorei seu blog... Já estou seguindo...
    Depois dá uma passadinha no meu para conhecer... Relíquias da Lylu =D
    http://reliquiasdalylu.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie! Assiste e se der volta pra me contar se gostou. rs ^^ Eu me emociono fácil então desabei de chorar nesse filme. haha
      Com certeza vou dar uma olhada no seu blog. Obrigado por seguir! ;)

      Excluir
  2. Quando assisti esse filme, fiquei com um mal estar, um desconforto.
    Vale a pena assistir.

    ResponderExcluir