terça-feira, 3 de maio de 2011

Livros - Filmes - Resenha - "A garota da capa vermelha"

 "Quem tem medo do lobo mau?" 

O clássico conto de Chapeuzinho Vermelho teve recentemente sua adaptação para os cinemas, tomando traços mais sombrios e ousados. Acentuando romances, mortes e mistérios que passam despercebidos em sua versão infantil e que foram muito bem aproveitados. O livro é uma adaptação do roteiro do filme e tenta fazer sucesso com os já desgastantes romances sobrenaturais que hoje em dia aparecem aos montes. Essa resenha vai ser um pouco diferente, no estilo “2 em 1” pois eu acabei de ler o livro e pude assistir o filme então não conseguirei evitar comparações.






A garota da capa vermelha (Red Riding hood)

EUA, 2011
Direção: Catherine Hardewick
Elenco: Amanda Seyfried, Shiloh Fernandez, Max Irons, gary Oldman, Virginia Madsen, Billy Burke.










Autores: Sarah Blakley-Cartwright, David Leslie Johnson
Editora: iD
Páginas: 359
Ano de Publicação: 2011

Sinopse

O corpo de uma garota é descoberto em um campo de trigo. Em sua carne mutilada, marcas de garras. O Lobo havia quebrado a paz. Quando Valerie descobre que sua irmã foi assassinada pela lendária criatura, ela acaba mergulhando de forma irreversível em um grande mistério que vem amaldiçoando sua aldeia por gerações. A revelação vem com Father Solomon: o Lobo habita entre eles — o que torna qualquer pessoa do vilarejo suspeita. Estaria Peter, sua paixão secreta desde a infância, envolvido nos ataques? Ou seria Henry, seu noivo, o Lobisomem que assola as redondezas? Ou, talvez, alguém mais próximo? Enquanto todos estão à caça da besta, Valerie recorre à Avó em busca de ajuda; ela dá à neta uma capa vermelha feita à mão e a orienta através da rede de mentiras, intrigas e decepções que vem controlando o vilarejo por muito tempo. Descobrirá Valerie o culpado por trás do lobo antes que toda a aldeia seja exterminada? A Garota da Capa Vermelha é uma nova e arrepiante versão do clássico conto. Nela, o final feliz poderá ser difícil de ser encontrado.

Valerie é uma jovem deslocada de seu mundo. Sua irmã Lucie é um modelo de perfeição em beleza e amizade.  Vivem junto aos pais no vilarejo de Daggorhorn que é atormentado por um lobo. Os cidadãos do vilarejo oferecem todo mês em sua lua cheia um sacrifício na tentativa de manter paz com a fera. O lobo quebra o acordo de paz ao matar a irmã de Valerie. Isso traz revolta aos cidadãos e faz com que todos estejam dispostos a ir atrás de vingança.

Valerie e seus pais

Ela está prometida em casamento com Henry o “ferreiro” mas tem um amor de infância por Peter o “lenhador”, o triangulo está formado. O “father” Auguste pede ajuda de Father Solomon um lendário caçador de criaturas da noite. Logo ao chegar no vilarejo conta algo que deixa Valerie e a todos de cabelos em pé o Lobo é alguém que vive entre eles, esse lobisomem sempre viveu discretamente e por algum motivo parece ter uma ligação com Valerie.

Amanda Seyfried como Valerie

O livro é dividido em 4 partes. A 1º parte serve de introdução a estória trazendo as apresentações dos personagens e seus costumes. A 2º parte introduz Father Solomon o caçador de Lobisomens que chega para ajudar na busca. A 3º parte traz o clímax, a melhor parte do livro. Com uma bem pensada jogada de marketing a 4º parte chamada de “Capitulo bônus” não se encontra no papel e só foi lançado depois de o filme ter estreado nos cinemas. No qual traz a grande revelação de quem é o lobo e o desfecho desse conto sem fadas.

Max Irons como Henry

Confesso que pensei em largar o livro. As 2 primeiras partes me pareceram maçantes e com um desenvolvimento lento. Não sei se estou cansado de romances no momento ou se a escrita realmente não me cativou. Acredito que tenha sido um pouco dos dois. Afinal as apostas de trazer clássicos dos irmãos Grimm mais próximos de seus originais me interessou pois os aclamados “contos de fadas” eram histórias de lição de moral cheias de sangue, sexo e mortes. Foi então que no fim da segunda parte começaram as tão esperadas cenas de ação, com direitos a cânticos conhecidos como “quem tem medo do lobo mau” e frases que me trouxeram nostalgia como “que olhos grandes você tem”.

"Estou indo para a casa da vovó!"

Os personagens nos livros são mais bem aproveitados e aprofundados. A quem só assistiu o filme duvido que saiba o nome das três amigas de Valerie que mudam de lado toda hora e confundem o expectador.

Os nomes delas são Roxane, Prudence e Rose!

Achei estranho gostar mais do livro pois nesse caso o inverso ocorreu. Um livro adaptado de um filme. Mas acredito que assim como pensaram em deixar o final no filme também pensaram em deixar o passado dos personagens para o livro. Portanto para quem quer se aprofundar no conto procure ambos, um servindo de complemento para o outro.

"Que olhos castanhos você tem!"
Amei a fotografia do filme, muito cativante. A trilha sonora me chamou a atenção com músicas intensas que retrataram bem as situações passadas. O desenvolver da trama me agoniou pois parece tudo apressado, atropelado. Mas isso faz com que o filme acabe e você nem perceba que já se passaram duas horas. Para quem pensa em fazer comparações com a outra famosa obra de Hardwick “Twilight” pense bem. Além de a história retratada ser totalmente diferente o enfoque é outro. A única comparação que aceito é o fato de ser um “triangulo amoroso sobrenatural” e Billy Burke fazer o papel de pai das protagonistas em ambas as obras.

Shiloh Fernandez como "Peter o lenhador"!

Só me desapontou o fato de o filme ter parecido tão superficial. Pois quem acompanhou a trama no livro vê como a protagonista se sente e porque age daquele jeito. No filme ela e outros personagens repetem falas (não sei se para enfatizar ou por falta de criatividade). Fica difícil não criticar um filme depois de ter imaginado uma cena descrita sanguinolentamente e ela ter sido censurada na tela.


Outros posters:



Trailer:



Notas:
 Filme: 3
 Livro: 4 

2 comentários:

  1. O filme nunca justiça ao livro. Acretido que o livro seja bem mais interessante. Como eu só assisti o filme achei ele muito superficial e não gostei da escolha dos atores que fizeram os pretendentes da Valerie.
    Não sabia que o livro não contava o final e nem que ele era uma adaptação do filme. Diferente.

    ResponderExcluir
  2. Eu A-ME-I a combinação livro mais filme, eu acho que um fica vazio sem o outro. Para todos recomendo ler o livro para então correr ao cinema.
    Achei a sacada de fazer o livro foi justamente pelo fato de o filme, por ter apenas duas horas para desenrolar, não se aprofundar tanto na estória dos personagens secundários.
    Eu fiquei muito encantada com tudo e achei uma combinação perfeita.

    Ps* Quero o Peter pra mim, mas me contento com o Henry rsss.

    Beijocas

    Vivi
    Filmes, livros & séries
    www.filmeslivroseseries.com

    ResponderExcluir