domingo, 15 de dezembro de 2013

Livros - Resenha: Carrie, a estranha

Olá pessoal, eu queria compartilhar aqui a minha opinião sobre um livro que li essa semana. Uma das histórias mais conhecidas de Stephen King que recentemente teve uma adaptação cinematográfica Carrie, a Estranha é uma história com ar sombrio que com tanta bizarrisse sobrevive até hoje.




Título original: Carrie
Autor: Stephen King
Editora: Suma de Letras
Páginas: 200






Carrie é um livro que aos poucos te envolve e tenta mostrar acima de tudo, a essência do ser humano.
Na história, Carrie White é uma adolescente que sempre foi excluída e zombada por seus colegas de classe. Ela nunca se encaixou em um grupo, nunca teve um namorado, amigos ou até mesmo alguém com quem pudesse contar. Perdeu seu pai e sua mãe é uma fanática religiosa, que toma tudo que se pode desfrutar da vida como pecado. A mãe de Carrie para mim foi um dos personagens mais fortes, muitas vezes rejeitando sua própria vida, se sentindo incomodada com seu próprio corpo e que sufoca a filha com a religião. Claro que existem casos de fanatismo religiosos hoje em dia mas a de Margaret White se estende a um outro nível, chegando a trancar sua filha dentro de um armário para que ela possa “pedir perdão por seus pecados”. Por Carrie eu já senti simpatia, logo no primeiro capítulo cheguei a ficar com dó da personagem, ver o que acontece com ela é torturante e perturbador.
O maior charme do livro é sua narrativa que não segue uma linha sequêncial. Com trechos de “outros livros” e manchetes de jornais na qual relatam os acontecimentos da noite do baile dão a perspectiva de outros personagens, que a princípio parecem descartáveis mas são de extrema importância na trama. O livro de Sue Snell e o The Shadow Exploded são os mais citados (ambos são fictícios, existentes apenas no mundo de Carri)e. O que me irritou algumas vezes pois quando queria avançar para saber mais da história lá vinham os outros pontos de vista recontando o que havia acabado de ser descrito. Mas isso de um jeito ampliou a riqueza da história.

Para o que suspeito ser um dos primeiros romances de King é muito bem escrito. Como li na edição para Kindle mal vi as 200 páginas passar e devorei o livro em três dias. Só tenho a reclamar dessa edição de uns três ou quatro erros que acredito ser de digitação mas no restante só tenho coisas boas a dizer. Se você procura um romance sombrio mas não sombrio o bastante para te dar pesadelos essa é uma boa pedida.

 Nota: 3/5 

Nenhum comentário:

Postar um comentário